Animações/desenhos animados na Coreia do Sul [Parte 1]

animação parte 1

 

 

decoração-flor-de-cerejeira-sakura.-3
Fonte: pororo.net/en/

Como em muitos lugares no mundo, na Coreia do Sul as crianças assistiam os desenhos populares como Mickey Mouse, Astro Boy, Dragon Ball, entre outros. Porém nos anos 2000 muitos personagens produzidos na Coreia do Sul, começaram a aparecer e foram conquistando as crianças.

Hoje em dia, sem dúvida o Pororo é o personagem animado mais famoso na Coreia do Sul e vem fazendo sucesso em mais de 130 países até mesmo no Brasil.

Mas não é só de Pororo que vive a animação sul-coreana, existe uma lista enorme de desenhos com sequências de episódios, filmes, curtas-metragens e até mesmo jogos de computador e consoles.

 

Escolas de animação
Os alunos aprendem a animação no Colégio Chungkang das Indústrias Culturais. Fonte: korea.net
Os alunos aprendem a animação no Colégio Chungkang das Indústrias Culturais.
Fonte: korea.net

 

Existem muitas escolas que trabalham exclusivamente com animação, aqui vamos citar algumas:

Korea Animation High School – Fundada como uma escola autônoma em 2000, esta escola é dividida em quatro departamentos: criação de quadrinhos, animação, direção de cinema, e produção de jogos de computador. Cada turma tem cerca de 25 alunos, muitos dos quais já ganharam prêmios em festivais de cinema nacionais e internacionais, como o Ottawa International Animation Festival. Mas a maioria dos graduados continuam os seus estudos a nível local ou no exterior.

Chungkang College of Cultural Industries  – Inclui de tudo, desde animação tradicional 2-D e animação 3-D, até CGI e animação em tempo real de alta tecnologia. Os alunos trabalham em seus próprios curtas animados e também em outros trabalhos.

Os estudantes muitas vezes são selecionados por festivais internacionais de cinema famosos, e os graduados são ativos em muitas empresas de produção na indústria de animação da Coreia.

Korea National University of Arts (K-ARTS)O Departamento de Animação de filmes, TV e Multimídia, foi fundada para superar as limitações dos dessa indústria na Coreia, produzir notáveis talentos para a arte de animação no século 21, e criar conteúdo exclusivo no novo ambiente em constante mudança, teatro e multimídia. Desde 2010, a escola tem operado um projeto de Intercâmbio Internacional em cooperação com a Tokyo Art University e a Universidade de Comunicações da China se juntou a este projeto em 2012.

Korea Academy of Film Arts: Korean Film Council (KOFIC) – Tem como objetivo produzir talentos especializados para as indústrias de cinema e animação coreanas. A Direção de Animação começou em 1999, com 12 alunos. Hoje, as empresas de animação coreanas estão exibindo seus personagens e produtos em todos os tipos de mercados, feiras e festivais de cinema.

 

Curta-metragem

 

Os curtas-metragens são obras audiovisuais inéditas, de ficção, documentário ou animação com um tempo que varia de 5 minutos à 30 minutos. O gênero que mais utiliza esse formato são as animações.
Assim como no Brasil, na Coreia do Sul também tem boas criações que são exibidas em vários festivais de animação não só na Coreia, mas também no mundo todo.

– Alarme

Animação: Jang Moo Hyun

 

– Guerra Mundial

Animação: KYUNGMIN WOO

 

– 못 박는 남자, 못 박히는 여자 (O homem cravado (por pregos), a mulher profundamente atingida)*

Animação: Yu Dam Woon

* A tradução do nome da animação para o português foi feita pela nossa equipe.

 

 OBS: Por favor, não retirar sem os devidos créditos!

 

 

4 comentários sobre “Animações/desenhos animados na Coreia do Sul [Parte 1]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s