Educação na Coreia do Sul

Educação na Coreia do Sul
 

A educação na Coreia do Sul é considerada o principal aspecto para o sucesso do país principalmente em termos de competitividade. O governo sul-coreano valoriza como prioridade a educação, centralizando desde o primeiro até o último ano escolar.

O governo investe uma quantidade considerável do PIB do país em educação. Ao mesmo tempo, os pais gastam uma parcela ainda maior de sua renda com aulas particulares, escolas noturnas (hagwons) e  estudo em países estrangeiros.

**Curiosidade: A Coréia do Sul foi o primeiro país do mundo a fornecer internet banda larga em todas as escolas do país.
 


 
 

Jardim de infância

south-korea-english-007
Reação em cadeia… competição por vagas nas universidades está sendo sentida no jardim de infância. Fotografia: David Guttenfelder / Fonte: http://www.guardian.co.uk/

 

O jardim de infância não é administrado pelo governo. Os alunos entram na escola com idades entre 3 e 7 anos. Quase todas as escolas de jardim de infância ensinam em coreano e em inglês.


 
 

Pesquisa realizada em 2009 estima-se que os sul-coreanos gastaram mais de US $ 18 bilhões por ano no ensino privado, na sua maioria, em hagwon(escolas noturnas) ou cursinhos. O governo estima que existam 95 mil hagwons e até 84 mil professores particulares.  As Hagwons abrem as suas portas no final do dia  e as vão aulas até tarde da noite.

Em média os pais gastam US $ 1.000 em hagwons por mês. Com a taxa de natalidade de 1,19 filhos por família, a Coréia do Sul tem  um dos índices mais baixos entre os países industrializados. O governo vem tentando reduzir os gastos dos pais sobre a educação privada desde 2008, quando introduziu toques de recolher e regulamentos mais rígidos sobre hagwons.
 
 

Ensino Fundamental

elementare school
Fonte: http://www.asianinfo.org/

 

Vai do primeiro ao sexto ano, com idades entre 8 e 14 anos (entre 6 e 12 anos ocidentais), as matérias ensinadas são coreano, inglês, matemática, ciências, estudos sociais, artes, educação moral, educação física e música.


 


 
 

Escolas Secundarias

É dividido em 3 tipo, ensino fundamental 2, ensino médio e escolas profissionalizantes.
 

Ensino Fundamental 2
Entra-se entre 12-13 até 15-16 anos, consistem em 6 aulas por dia com um tempo extra para estudos antes e depois das aulas, as matérias são as mesmas do ensino fundamental 1 acrescentando aulas de ética, economia doméstica, tecnologia e alfabeto hanja.

 

Ensimo médio
Entra-se entre 15-16 até 17-18 anos, ao contrário do ensino fundamental, algumas escolas possuem processo de seleção, essas escolas selecionam os melhores alunos. Apesar de não obrigatório, aproximadamente 97% dos alunos concluem a escola secundária.

 
Escola profissionalizante
Nos 2 últimos anos do ensino médio também é oferecido o ensino vocacional, esse ensino é dividido em 5 áreas: agricultura,tecnologia/engenharia, comércio/negocios, pesca e economia doméstica. Os alunos, inclusive, podem estagiar em suas áreas.
 
 

Ensino superior

korea-university-300x214
Fonte: http://www.techinasia.com/

 

É composto por faculdades e universidades, a forma de ingresso é através do exame unificado, o Suneung.

Como estudar na Coreia do Sul?

 


 
 


 
 

Bolsa de Estudos de Graduação na República da Coreia

O Governo da República da Coreia, por meio de sua Embaixada em Brasília, torna público e gentilmente solicita a divulgação do Programa de Bolsa de Estudos para Alunos de Pós-Graduação 2013. O objetivo do programa é proporcionar aos alunos de várias nacionalidades a chance de realizar graduação em instituições de ensino da República da Coreia. O programa visa promover o intercâmbio acadêmico e fortalecer os laços de amizade entre os países.

Para maiores informações sobre as universidades, contatos e formulários de inscrição entrar no site oficialwww.studyinkorea.go.kr. No quadro “Notice”, clique no link: “[GKS] 2013 KGSP Program for International Students for Graduate Courses 2013-02-04” e baixe os documentos.

Período da bolsa:

• Mestrado (01.09.2013 ~ 31.08.2016): 1 ano de língua coreana + 2 anos de mestrado.
• Doutorado (01.09.2013 ~ 31.08.2017): 1 ano de língua coreana + 3 anos de doutorado.

Para se candidatar à vaga o (a) candidato (a) deve:

1. Ser cidadão brasileiro, filho (a) de pais brasileiros;
2. Ter menos de 40 anos de idade;
3. Gozar de boa saúde, tanto física quanto mental;
4. Ter certificado de conclusão da graduação para o mestrado ou de conclusão do mestrado para se candidatar para o doutorado;
5. Obter uma média de pelo menos 80% (ou equivalente) durante todo o período acadêmico;
6. Possuir excelente domínio da língua inglesa (é recomendada, embora não obrigatória, a apresentação de diploma de conclusão de curso ou prova TOEFL ou IELTS); e
7. Não ter recebido previamente uma bolsa de estudos do governo da Coreia.

Informações retiradas da pagina oficial da Embaixada da Republica da Coreia

A/C: Laura do Vale
Assessora de Relações Públicas
Embaixada da República da Coreia
SEN – Avenida das Nações, Lote 14 – Asa Norte
CEP: 70.800-915 Brasília-DF

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s