Artista do mês – Jay Park

Diferente das outras enquetes, nossa última votação contou apenas com artistas solos coreanos e o vencedor foi Jay Park.

Jay Park ou Park Jaebeom (박재범), nascido em 25 de Abril de 1987, é um b-boy coreano-americano, dançarino, cantor, rapper e ator. Ele é ex-membro e líder da boyband sul-coreana 2PM e faz parte da equipe de B-boy de Seattle AOM (Art of Movement).

Nome coreano: Park JaeBeom (박재범);
Nome americano: Jay Park;
Apelidos: Fresh Beezy, J-Bum, Jaebummie, Jaebi;
Data de nascimento: 25 de Abril de 1987;
Altura: 170cm;
Tipo sanguíneo: A;
Cidade natal: Seattle, WA;
Línguas: Inglês e coreano;
Família: Pai, mãe e irmão mais novo;
Animais: Um cão chamado Peatry;
Comida favorita: Pizza, Hambúrgueres, Choco Chex, milkshake de proteína;
Artistas favoriros: Usher, Musiq, Drake, Eminem, Ginuwine, Jay-Z, Nas, Tupac, Dr. Dre, Canibus, Justin Timberlake, Skill Methods Crew, Massive Monkees crew, Andrew Baterina, Keone Madrid, Lyle Beniga, Shaun Evaristo, Ian Eastwood, Twitch.

Carreira

 

Pré-debut

Jay Park, foi criado em Edmonds, Washington – Estados Unidos, em 2004 fez audição nos Estados Unidos para a JYP Entertainment como rapper e b-boy. Park JinYoung assistiu a audição de Jay Park e levou ele para a Coreia onde ele treinou por quatro anos para melhorar seu canto e coreano, inicialmente para debutar como artista solo.

 

2008: Debut

 Jay Park, primeiramente apareceu através do ‘HotBlood’ da Mnet, um programa que mostrou um treinamento físico intenso que 13 garotos trainees que tiveram que passar pela oportunidade de debutar em um grupo de baladas com 4 membros – 2AM ou um grupo de dança de 7 membros – 2PM, pela JYP Entertainment.  Após passar pelas eliminações, Jay Park, recebeu a posição de líder do 2PM e debutou com a música – “10 Points out of 10 Points”, no dia 4 de Setembro de 2008. No entanto, só após as promoções de “Again & Again”, segundo mini-álbum do 2PM, que o grupo conseguiu grande popularidade, ganhando o seu primeiro prêmio Mutizen no M! Countdown no dia 9 de maio de 2009, bem como o seu segundo prêmio no Inkigayo da SBS na mesma semana.

Jay Park fez um rap de composição própria durante a performance do 2PM em conjunto com o 2AM para a sua música – “A Friend’s Confession”, no dia 16 de Maio de 2009.  Ele também participou de uma performance especial com Navi no “Heart Damage” no dia 3 de Maio de 2009, e na música – “One Drop per Second”, do K.Will, no dia 20 de Junho, 2009.

Com sua imagem brincalhona e popular, Jay Park fez parte do elenco regular em vários programas de variedade incluindo Star King e Introducing Star’s Friend. Em Agosto de 2009, ele e Nicole membro do grupo KARA se tornaram os novos MC’s para o programa Nodaji, substituindo Choi Min Yong e Kim Tae Hyun.

 

Setembro de 2009: Controversia do MySpace

No dia 4 de Setembro de 2009, artigos surgiram na internet a respeito dos posts “antipatriotas” de Jay Park em 2005, em sua conta pessoal do Myspace, no qual ele expressou o seu “desagrado” por sua vida na Coreia quando ainda era um trainee. Isso causou uma explosão de raiva dos internautas, incluindo pedidos para que ele saísse do país bem como petições de suicídio que tiveram 3,000 assinaturas. Jay Park enviou um pedido de desculpas sobre esse assunto. Embora os manifestos indignados exigiam que ele deveria perder sua posição como membro do 2PM, o CEO da JYPE, Park JinYoung declarou no dia 7 de Setembro que ele iria continuar fazendo parte do grupo. No dia seguinte, Jay Park anuncio em seu fancafe oficial que ele estava saindo do grupo e retornando para os Estados Unidos, com planos de voltar para a escola e melhorar seu entendimento de música. Ele também se desculpou com os outros membros do 2PM por não ter sido um bom líder e irmão mais velho para o grupo. Park JinYoung confirmou que o 2PM iria continuar como um grupo de 6 membros. Durante uma conferência de imprensa foi revelado que os vocais de Jay Park não iriam ser removidos das músicas anteriores que ele promoveu com o 2PM, mas ele iria estar completamente ausente nas novas músicas.

 

Movimento dos Fãs

Após o retorno de Jay Park aos Estados Unidos, fãs chocados mudaram suas perspectivas sobre o assunto quando eles descobriram que as mensagens no MySpace foram mal traduzidas e tiradas fora do contexto. Muitos protestos e projetos foram imediatamente colocados em ação, com o destino de informar a JYP Entertainment e o público geral sobre o enorme apoio pelo retorno de Jay Park ao 2PM. Boicotes nos produtos que o 2PM fazia propaganda e protestos pelo retorno de Jay Park ao grupo começaram a tomar lugar, não somente nacionalmente na Coreia do Sul mas internacionalmente. Vários fóruns e fã clubes do mundo todo criaram, organizaram, realizaram e depois publicaram protestos silenciosos e flash mobs com as músicas do 2PM. Fãs internacionais também arranjaram dinheiro para o projeto ‘Jay Sky Banner’, um banner aéreo que iria cruzar o céu de Seattle às 2:00 com a mensagem “J, WHAT TIME IS IT NOW?”. A TV local de Seattle, KOMO News, fez uma breve transmissão sobre o evento.

Várias comunidades de fãs do 2PM também contribuíram para várias instituições de caridade em nome de Jay Park. Um grande fã clube coreano doou um total de $10,000 para uma fundação de crianças no Haiti em nome de Jay. Sites de fãs internacionais também organizaram campanhas de caridade doando $1,000 para enviar livros para crianças adotados na Coreia.

 

Fevereiro de 2010: Oficialização do Término do Contrato

No dia 25 de Fevereiro de 2010, dois dias antes de uma conferência com os fãs do 2PM, a JYP Entertainment anunciou em seu site oficial, que o contrato de Jay Park foi permanentemente terminado. O anuncio também revelou que os 6 membros restantes do 2PM tinham concordado unanimemente com o término no começo de Janeiro. O público reagiu com choque, raiva e descrença.  O público também estava com raiva porque o anuncio foi feito há quase dois meses após a decisão, um momento no qual os fãs eram continuamente tranquilizados sobre o lugar de Jay Park no 2PM.

A conferência foi realizada no Garden Five em Seoul, no dia 27 de Fevereiro de 2010 com os seis membros do 2PM e Jung Wook, CEO da JYPE, que responderam diretamente perguntas de 87 representantes das maiores comunidades de fãs do 2PM. Não foi permitido câmeras e repórteres no salão da conferência (embora o audio foi gravado e mais tarde vazado na internet), onde o encontro durou 4 horas. Esclarecimentos foram feitos sobre a saída de Jay Park e que as atividades futuras do 2PM como seis membros não afetadas.

 

Reaparição através do Youtube

Em Novembro de 2009, vários vídeos de Jay Park em batalhas de b-boy começaram a aparecer no Youtube, se espalhando rapidamente através dos sites. A maioria dos vídeos foram gravados por espectadores dos eventos sem sequer focarem em Jay Park.

No dia 15 de Março de 2010, Jay ressurgiu para o mundo da mídia através de seu próprio canal no Youtube, ‘jayparkaom’. Ele postou um vídeo onde ele cantava a música “Nothin’ On You” com o seu próprio rap e letra. Após os fãs serem avisados através da pagina oficial da AOM no Facebook, o vídeo foi viral e atingiu mais de 1,500,000 visualizações em menos de 24 horas. A música original de B.o.B, ficou em 1º lugar como música de plano de fundo no Cyworld em poucas horas após Jay Park ter postado o vídeo, inesperadamente ultrapassando “Run Devil Run” do Girls’ Generation que foi lançada no dia seguinte. “Nothin’ on You” também atingiu o 1º lugar em vários sites como DosiRock, Melon, MNET, Bugs e SoriBada, lucrando $300,000 em vendas através do efeito do vídeo de Park Jaebeom. na descrição de seu canal no Youtube, Jay Park deixou uma mensagem agradecendo os fãs pelo apoio. Ele também expressou bons sentimentos para o seu ex-grupo 2PM.

 

Retorno para a Coreia e Atividades Atuais

No dia 18 de Junho de 2010, Jay chegou a Coreia para filmar o filme Hype Nation. Com sua volta para a Coreia, a tag “JayIsBack” assumiu a 8º posição nos trending topics do Twitter. Fotos de Park Jaebum no Hype Nation foram lançadas no dia 2 de Julho, e ele  foi capaz de se encontrar com a mídia coreana para entrevistas pela primeira vez, falando sobre suas atividades recentes. Também foi revelado que seu single “Demon” seria incluído na trilha sonora de Hype Nation.

No dia 8 de Julho de 2010, foi dito que Jay Park iria assinar contrato com a SidusHQ para as suas atividades na Coreia em termos de atuação e canto, onde seus empresários declararam que ele planejaria debutar como um artista novato. Também foi revelado que Jung Hoontak, Presidente da Sidus HQ, estava envolvido nas atividades de Park Jaebeom desde Maio quando o mesmo viajou para Taiwan para filmar o vídeo clipe. O contrato com a SidusHQ foi assinado no dia 16 de Julho de 2010.

Além de ter participado em “Nothin’ on You”, Jay também lançou o mini-álbum Will You Believe Me, contendo 3 músicas, incluindo a nova versão de “Nothin’ on You”. Após o mini-álbum ter sido lançado no dia 13 de Julho, imediatamente atingiu o 1º lugar em vendas de álbum com mais de 40,000 pedidos, ultrapassando o 1º álbum oficial de Taeyang e Seo Taiji. A música imediatamente assumiu o 1º lugar na parada musical do Cyworld e 2º em outros sites como o Monkey3, Soribada e Melon, com algumas horas de lançamento. No Youtube, Park Jaebeom também postou um pequeno videoclipe para a música no mesmo dia. O álbum vendeu 21,989 de cópias no primeiro dia, assumindo o 1° lugar em vendas e 7º lugar no ranking global de álbuns lançados em torno de Janeiro de 2010 e 13 de Julho de 2010.  Com mais de 50,000 copias vendidas em apenas uma semana, Jay Park ganhou mais de 700 milhões de Wons pelo seu álbum (500 milhões de copias vendidas e 200 milhões do lançamento digital) o que colocou ele na 3º posição do ranking mundial de álbuns lançados até o final de Julho de 2010.

Devido ao apoio interminável e grandes pedidos na espera de que Jay Park fizesse seu retorno como artista, Jay finalmente anunciou através de seu twitter, (@JAYBUMAOM), que ele faria seu retorno oficial como artista solo na indústria coreana, após finalizar seu mini-álbum coreano. Jay Park lançou seu primeiro mini-álbum coreano intitulado “Take A Deeper Look” no dia 27 de Abril de 2011, com a música título Abandoned. Esse mini-álbum contém 7 músicas onde 6 das 7 músicas foram escritas e co-produzidas por Jay. Sua primeira apresentação de ‘Abandoned’ foi em 30 de Abril de 2011 no 9º Festival de Musica Coreana em Los Angeles. O álbum recebeu uma resposta explosiva do público, 50.000 cópias foram vendidas em apenas 5 dias. Foi noticiado que o álbum já tinha sido vendido mais de 71.000 cópias em menos de 2 semanas e que o álbum ficou em 2º lugar na parada Hanteo.

 

Discografia coreana:

Albuns:

2012: New Breed

Mini-álbuns:

2010: Count On Me (Nothin’ On You) (Korean: 믿어줄래)

2011: Take A Deeper Look

2011: New Breed Part 1

Singles

2010: “Bestie”

2011: “Girlfriend”

 

Discografia Americana:

Singles

2010: “Bestie”

2010: “Speechless” (with Cha Cha Malone)

2011: “Demon”

Mixtapes

2012: Fresh Air: Breathe It

 

Algumas revistas que Jay Park foi modelo:

 

 

 

 

 

 

A revista Singles lançou fotos de Jay usando o conceito em que o cantor estaria gozando a gloria de finalizar uma turnê mundial e celebrando.

 

 

 

 

 

 

 

A revista High Cut, 72º edição, mostra varias poses de moda primavera com Jay Park.

 

Vídeo da seção de fotos:

http://www.youtube.com/watch?v=Un-4Q9P1vbY&feature=player_embedded

 

Entrevista, em 2010, onde Jay Park revelou que gostaria de visitar o Brasil (à partir de 10:40):

 

MVs:

Jay Park – Abandoned

Jay Park – 오늘밤 Tonight

http://www.youtube.com/watch?v=YPPmNzUjnhI&feature=plcp

Level 1000

Jay Park – Girlfriend

http://www.youtube.com/watch?v=BFyhdtuhZ6M&feature=plcp

Jay Park – Star

http://www.youtube.com/watch?v=uWf9E0Qw8NE&feature=plcp

Jay Park – Know Your Name (feat. Dok2)

http://www.youtube.com/watch?v=nJpGSLcqYoA&feature=plcp

Jay Park  – Know Your Name (Acoustic Version Blue)

JAY PARK – 2013 APPETIZER ( PROD. BY CHA CHA MALONE)

JAY PARK FT. DOK2 – 사실이야 (1HUNNIT)

JAY PARK – JOAH (좋아)

JAY PARK – Welcome

JAY PARK – I Like 2 Party

A pouco tempo Jay Park começou a ‘Jay Park TV’, onde seu dia-a-dia é filmado, principalmente durante sua turnê pela Asia, e os episódios são postado em seu canal no Youtube:

Episódio 1:

*Para ver os outros episódios entre no canal.

Site oficial:

http://jaypark.com/intro.php

Canal no Youtube:

http://www.youtube.com/user/jaybumaom0425

Twitter:

@JAYBUMAOM

3 comentários sobre “Artista do mês – Jay Park

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s