Desvendando a Coreia: Seul

seul

Seul ou Seoul é a capital da Coreia do Sul, bem como a maior e mais importante cidade do país, conhecida por seus enormes arranha-céus, seu nome atual, Seul deriva da palavra coreana Seorabeol ou Seobeol que significa “cidade capital”. Situada no noroeste do país, nas margens do rio Han. A cidade tem cerca de 10,3 milhões de habitantes residindo em seu núcleo urbano, que conta com uma área de 605,52 km², o que a torna a terceira maior área metropolitana do mundo, e a segunda maior da Ásia. Seul é o principal e mais desenvolvido centro financeiro e comercial da Coreia do Sul,  um dos principais do continente asiático e do mundo.

Seul, a cidade dos palácios e arranha-céus, é uma cidade com enormes áreas de prédios e letreiros luminosos, tem grandes shoppings centers abertos quase 24 horas e uma sede de consumo e de produção high-tech muito considerável. Mas também pode ser traduzido por seus parques sossegados como o Namsan ou por seus templos budistas, como o Jogyesa, o maior da cidade.


 

Clima

Em comum com o resto da Coreia do Sul, em Seul os verões são geralmente quentes e úmidos, no período entre junho e setembro. Agosto, o mês mais quente do ano, tem uma temperatura média de 22°C a 30 °C.

Os invernos da cidade tem em média uma temperatura que varia de -7 °C a 1 °C em janeiro. Os invernos são geralmente mais secos que os verões, mas há neve em aproximadamente 28 dias do ano em Seul.

 

Transportes

Aeroportos

Existem dois aeroportos que são os mais importantes, o de Incheon e de Gimpo, que estão ligados a Seul por rodovias.

O  aeroporto Internacional de Incheon é considerado o melhor aeroporto do mundo e conta com 90% de eficiência em vôos, hotel, hospital e lojas de grife, é agora responsável por quase todos os vôos internacionais e alguns domésticos, enquanto que o de Gimpo serve apenas para voos domésticos com a exceção de vôos para o Aeroporto Internacional de Tóquio (Haneda airport) e para o Aeroporto Internacional Hongquiao de Shanghai.
 

Ônibus

O sistema de ônibus de Seul é operado pelo Governo Metropolitano de Seul, com quatro configurações primárias de ônibus disponíveis servindo a maior parte da cidade. Seul tem muitos grandes terminais expressos. Esses ônibus ligam Seul e cidades em toda a Coreia. Os grandes terminais de ônibus são:

  • Terminal Expresso de ônibus Seul em Seocho-gu
  • Cidade Central em Seocho-gu
  • Terminal Seul Nambu, também em Seocho-gu
  • Terminal de ônibus Dongseoul em Gwangjin-gu
  • Terminal Sangbong em Jungnang-gu

Como pegar ônibus na Coreia:

 

Metrô

O Metrô de Seul foi inaugurado em 1974 e tem 287 km em 10 linhas que interligam todos os distritos da cidade entre si e com a área circundante. São 266 estações ao total.

A maioria da população de Seul já usa o sistema de transporte público, devido à sua conveniência e baixo custo. Com mais de 8 milhões de passageiros por dia, Seul tem um dos sistemas de metrô da maior atividade em todo o mundo. Internacionalizado, todas as estações possuem o nome das estações e placas de indicações tanto em coreano como em inglês e chinês.

 Por dentro do metrô de Seul:

 Mapa do metrô de seul:

 

Trens

O trem expresso coreano , KTX (Korean Express Train ), atinge mais de 300 km/h. A cidade de Seul está ligada a todas as principais cidades da Coreia por ferrovias, e que liga Seul à maioria das grandes cidades coreanas, tornando a ida e volta entre cidades extremamente convenientes para trabalhadores e turistas.
 
 

Por dentro de Seul

 

Vamos conhecer alguns lugares da capital coreana:

Centro Cultural Brasileiro em Seul

O Centro Cultural Brasileiro foi estabelecido pela colaboração entre Coreia do sul e o Brasil. A visão do centro é para promover amizade e prosperidade recíproca através do apoio a uma integração dinâmica Cultural, Social e Económica entre os 2 países.

O novo centro faz parte do Campus da Seoul National Univertsity  O endereço oficial do centro é:

Brazilian Cultural Center in Seoul

Suite 433, Bldg 220

Gwanakno, Gwanak-Gu, Seoul 151-745
 

A Torre de Seul no Parque NamSan

 
  A Torre de Seul (Seoul Tower) no Parque Namsam bem no centro da cidade é na verdade uma torre de comunicação que foi construída em 1969.

O que você pode encontrar na Torre em cada andar:

Tower T5 : ’N Grill’ um restaurante giratório e o único de Seul; rotativo que faz uma revolução de 360 ​​graus a cada 1 hora e 40 minutos. Aqui você pode ter uma visão completa da cidade.

Este é um dos restaurantes mais populares para desfrutar de uma vista inesquecível da cidade de Seul. Aqui é bom fazer reserva pelo menos com duas semanas de antecedência para garantir uma mesa.

Tower T3 : observatório completamente digital equipado com telescópios de alta potência e uma paisagem que oferece uma visão de 360 ​​graus de Seul. Procure por Tóquio na janela de frente para a cidade. Shh, é um segredo mas mesmo que a cidade não está à vista, muitas pessoas podem ser vistas tentando encontrá-la através dos telescópios de alta potência.

Tower T2 : observatório analógico, elevadores, banheiros, loja de souvenir.

TOWER T1 : restaurante Coreano típico ‘Hancook’

PLAZA P2 (F2) : Café Swee Tree, este lugar é perfeito para um lanche simples ou uma refeição leve. As grandes janelas oferecem uma bela vista, e se o tempo permitir você pode tomar seu café a uma mesa no terraço (Roof Terrace) ao ar livre.

N PLAZA P1(F1) : padaria-café, crianças podem tirar fotos com personagens, food court, jardim de luzes Reed, chuva de luzes.

 N PLAZA P0(B1) : pavilhão – teatro infantil, lobby, elevadores, coffe shop.

O lobby é particularmente popular entre jovens, principalmente estudantes, que tem pouco dinheiro.  Essa área é completamente gratuita e é um espaço muito lindo com seus assentos branco e vermelhos e grandes o suficiente para duas pessoas e são localizados em frente as janelas. O que é ainda mais legal é que eles são equipados com monitores para visualização de filmes e vídeos de música e é tudo grátis. É também um ótimo lugar para relaxar e apreciar a vista quando não tiver muitas nuvens. Fora da praça, tem o Teddy Bear Museum que é sempre popular entre os visitantes.

Outra atração bem popular na torre, além da linda vista da cidade é a parede de cadeados deixados por jovens casais.  Há milhares e milhares de cadeados, simbolizando amor entre duas pessoas selando seu destino em público. Ao colocar o cadeado na grade da torre o casal lacra o seu amor com lindas mensagens e joga a chave longe para nunca mais ser encontradas, significando o amor eterno.

Como chegar :

  • por teleférico

Táxis ou carros é proibido acesso até a torre, você tem que ir a pé, pegar um ônibus, ou ir por teleférico. De Myeongdong Station, é uma caminhada de dez minutos para a plataforma do teleférico. O caminho por teleférico oferece uma excelente vista de Seul e é um passeio bem agradável ( claro que dependendo do tempo). Horário : 10:00 ~ 22:30.

  • por ônibus: Você pode tomar o ônibus amarelo na estação de metro Chungmuro (linha 3 ou 4) ou na estação de Dongguk University (Linha 3), que irá levá-lo para o estacionamento de N SeoulTower. O ônibus é bem regular passando a cada 5 ou 6 minutos. A ida de ônibus  oferece uma bela vista da montanha NamSan. O ônibus nº 2 vai deixá-lo no ponto abaixo da N Seoul Tower, e você pode caminhar até N5 que já é Seoul Tower Plaza. Depois de completar o passeio, você pode tomar o mesmo ônibus no ponto de ônibus onde você saiu. Horário : 08:00 ~ 24:00 intervalo de 5 ~ 6 min.

 

O Mercado Noturno de Dongdaemun

Pode se dizer que Seul é uma cidade que não dorme.  Você pode sair as 2:00, 3:00 ou até as 4:00 horas de madrugada e encontrar shopping e restaurantes, aberto.   A área de Dongdaemun é uma área bem badalada a noite que tem cerca de 83.000 m² de shopping center.  As lojas Migliore, Doota, Hello APM etc, restaurantes de rua (pochangmachas) show de pop ao vivo, barracas ao ar livre, coffee shops e muito mais.

O Shopping abre as portas as 21:00 horas e fecha as 6:00 da manha.  A área fica super animada e com tanta gente na rua é impossível de acreditar que é madrugada e a maior parte da cidade esta dormindo.  Jovem confeccionistas, estilistas mostrando suas criações e muitas vezes copiando as grandes grifes internacional a preços acessíveis a todos vendendo roupas de excelente qualidade para seu proveito.

O show de K-Pop acontece na entrada do shopping e serve para atrair a clientela jovem, mas também serve como um desfile para mostrar as roupas que se encontra nas lojas.  É bem animado e vale a pena conhecer!

Durante o horário noturno geralmente é mercado para vendas no atacado, porem tem muitas lojas que vende uma ou duas peças também.  E como tem um centro de informação para turistas (a traz do shopping Migliore), é um destino bem popular entre estrangeiros.

 K-Pop show acontece nesse tipo de palco aproveitando para mostrar também as roupas à venda dentro do shopping.

 

Namdaemun Market – Mercado tradicional

Namdaemun Market é um mercado grande e tradicional em Seul. O mercado está localizado próximo a Namdaemun, onde era o portão principal sul da cidade antiga.  É o mercado mais antigo e maior na Coréia.

 

 Gyeongdong Market – Mercado de ervas e medicina oriental

Gyeongdong ou Mercado Kyungdong , localizado na 1035 Jaegi-dong área de Dongdaemun-gu – Seul , é um dos maiores mercados de plantas medicinais da Coreia do Sul . Desde a sua criação em 1960, o mercado fornece 70% das ervas medicinais e conta com mais de 1.000 lojas e clínicas relacionadas na área. O Mercado Gyeongdong também serve como um atacado e varejo de produtos agrícolas.

 

A Muralha de Seul

A muralha em Seul,  SeongGwak-Gil, estende apenas na parte norte da capital.  A muralha  começou a ser erguida por volta de 1396 pelo Rei Taejo com a função de conter e proteger a capital contra invasões externas. A capital ficou abrigada durante anos entre as quatro montanhas principais:

  • Mt. BugakSan – Norte
  • Mt. InwangSan – Oeste
  • Mt. NamSan – Sul
  • Mt. NakSan – Leste

Livros históricos mostra que a muralha foi construída em 98 dias por 200,000 trabalhadores alistados.  Sua extensão era de 18.2km com a altura de 6 metros e feita por grandes blocos de pedras, barro e uma pasta de farinha e de arroz. Devido as várias invasões e guerras apenas 10 km da muralha original existe aonde várias restaurações em diversos trechos foram feitas.  Hoje várias partes da muralha são iluminadas enfeitando a noite para o proveito de todos.

A cidade tem no total de quatro portões e cinco portas de madeira, mas apenas Namdeumun, portão para cerimonias de honra,  foi designada um tesouro nacional, em 1962 quando o governo da Corea inaugurou o estabelecimento de tesouros nacionais.

 

Seoul Folk Flea Market – Shopping de antiguidades

Aqui você vai encontrar algumas coisas bem interessantes e tradicionais da Coréia, como: flautas, tambores coreanos, cerâmicas, desenhos e hanboks – “roupa tradicional coreana”, Também é muito barato. Ele está localizado em Sinseol-dong, Dongdaemungu.

 

Hongdae

Hongdae é o principal local de entretenimento e de vida noturna na Coreia do Sul. Localizado ao lado de cinco grandes universidades,  serve como o playground central para estudantes universitários e jovens. Durante o dia, centenas de lojas de cafés são lotadas por alunos e jovens artistas. Ao Ar Livre, casais e amigos exploram as galerias de arte e butiques. À noite, inúmeras apresentações, concertos e musicais são realizadas por artistas independentes. Mais a noite, centenas de casas noturnas e bares são abertos. Salas de karaokê(Norebang) e salões de bilhar estão abertos a noite toda. Muitos bares e restaurantes ficam abertos até 07:00 da manhã, a tempo de pegar o metrô para casa … Ou começar o dia mais uma vez.

Hongdae é a área dos clubes noturnos. Centenas de clubes e bares estão espalhados por todo o lugar.  M2 e Joker Red  são os mais populares para o trance e techno. Cocoon, Harlem e Q-Vo são os mais populares para o hip-hop. NB, o maior clube de Hongdae, é principalmente um local de encontro de hip-hop, mas também tem salas separadas que tocam outros gêneros musicais. Há mesmo sprinklers instalados nos tetos para festas de água únicas. Hooper é o único clube em Hongdae que toca música pop coreano.

 

Lotte World

É o maior parque temático indoor do mundo. No centro há durante todo o ano uma pista de patinação no gelo, que é cercada por diferentes passeios e atrações que se somam a mais de 20 passeios. Festivais são realizados durante todo o ano, com temas como o Natal, Dia das Bruxas, Carnaval do Rio de Janeiro e muito mais que pode ser apreciado sem ter que se preocupar com o tempo. Adventure Land é uma seção que é dividida em países. Cada país tem lojas, jogos, atividades e alimentos. No 3º andar há um museu que mostra a folclórica história da Coréia através de fotos, modelos, artefatos e muito mais. No segundo andar, você encontra a ‘Magic Island’.

O Magic Island é um parque temático ao ar livre no Lotte World. Éuma ilha artificial localizada no Seokchon Lake. A primeira coisa que as pessoas notam é o enorme castelo que é bastante semelhante ao do castelo Disney Land. Magic Island tem 17 passeios diferentes, incluindo um monte de passeios emocionantes, como Gyro Vertical Drop, Atlantis Adventure Roller Coaster muito mais.

Outras atrações populares no Lotte World é o campo de tiro. As pessoas também gostam de passar tempo andando pela área do lago ou fazendo piqueniques. O parque também conta com frequentes apresentações de grupos ídolos de k-pop.

 

Lugares curiosos:

Smart Shopping – Supermercado Virtual

Uma ideia muito prática foi instalada na Coreia do Sul – Seul,  as compras são feitas em um supermercado virtual (Tesco-Homeplus) dentro do metro, antes de chegar em casa usando o celular (smart phones) para fazer o pagamento.  Apenas faça o download do aplicativo, e comece a encher o carrinho, também virtual.  As compras chegarão à sua porta no horário determinado por você.

 

Área de Acampamento

Acampamento na cidade de Seul no parque “Jungnang Camping Forrest” oferecendo turismo, educação e lazer.  Cada site possui completa infraestrutura de acampamento para 47 famílias, cada um com churrasqueira e tomadas elétrica e uma mesa com bancos.  A área comum oferece um spa,  coffee shop, gramado, parquinho para crianças e outros atrativos.  É uma estrutura especialmente desenvolvida para atender as pessoas que buscam uma interação maior com a natureza.

 

Museus

  • Museu Nacional da Coreia;
  • Museu Nacional do Folclore da Coreia;
  • Memorial da Guerra.

Templos e santuários

  • Jongmyo
  • Dongmyo
  • Munmyo
  • Jogyesa
  • Hwagyesa
  • Bongeunsa

 
 

Embaixadas e consulados Coreia/Brasil:

 Setor Consular da Embaixada – Brasília – DF

Endereço:SEN, Av. das Nações, Lote 14Cidade:BrasíliaEstado:Distrito FederalCep:70436-900Telefone:(0xx61) 3321-2500

 Consulado Geral da República da Coréia – São Paulo – SP

Endereço:Av. Paulista, 37 – 9º andar, conj. 91, São Paulo – São Paulo

Cep:01311-902

Telefone:(0xx11) 3141-1278

Fax:(0xx11) 3141-1279

E-mail: cscoreia@mofat.go.kr

 Embaixada da República da Coréia – Brasília – DF

Endereço:SEN – Av. das Nações, lote 14, Brasília – Distrito Federal

Cep:70436-900

Telefone:(0xx61) 3321-2500

Fax:(0xx61) 3321-2508

E-mail: emb-br@mofat.go.kr

Site: http://bra-brasilia.mofat.go.kr/

Embaixada do Brasil na Coreia do Sul:

 http://seul.itamaraty.gov.br/pt-br/

8 comentários sobre “Desvendando a Coreia: Seul

  1. Ameeeeeeeei, saber mais sobre a Coreia; aguçou ainda mais minha vontade de ir p/ la.. aaaaawn *-* Parabens e obrigada por essa materia, continuem assim galera; fighting!!!!!!

  2. Gente q perfeição essa matéria, eu nunca tinha visto uma postagem sobre a Coreia do Sul com tantos detalhes, eu simplesmente ameeei, está mto perfeita e como disse Laís, só me deixou com mais vontade de conhecer esse país! ^.~

  3. Realmente é um pais maravilhoso. Tive a oportunidade de conhecer Busan em 2009, numa formação sobre pesca e aquicultura para países Africanos organizado pela KOICA. Gostaria de tornar a fazer um refescamento nesta área. continuem a divulgar mais informações sobre este maravilhoso pais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s