Cirurgia plástica na Coreia do Sul

10568711_10202626807163844_682742514_n

Toda sociedade estabelece um padrão de beleza a ser seguido. E na Coreia do Sul não é diferente. Se repararmos em nossos ídolos do K-Pop logo percebemos muitos desses padrões de beleza. Suas peles claras e perfeitas, seus olhos “grandes” e marcantes e seus corpos esguios, são algumas das suas características físicas mais marcantes. Mas nem sempre os coreanos nascem com essas características e se quiserem se encaixar nos padrões de beleza tem que recorrer a cirurgia plástica.

Na Coreia do Sul a aparência é muito importante, não só para os artistas, mas para a população em geral. Não importa o que tenha que ser feito para eles se sentirem bonitos, os coreanos não hesitam em passar por algum procedimento ou cirurgia plástica. Quando perguntado para as coreanas sobre se valia a pena passar por cirurgias tão dolorosas, uma jovem respondeu “Você tem que suportar a dor para ser bonita”. Vale lembrar, que muitas dessas mulheres fazem várias cirurgias no rosto seguidas, para terem o resultado desejado.

Afinar o nariz, aplicar botox, são procedimentos comuns em qualquer país, mas na Coreia as cirurgias vão além. Por lá a cirurgia mais comum é a para criação de pálpebra dupla, além dela e a de nariz, são comuns cirurgias para diminuir a maçã do rosto, implantes de queixo e reajuste da mandíbula para seus rostos ficarem em formato de “V” como os das ocidentais, além de lipoaspiração nos braços e pernas, para pareceram mais magras.

Algumas das principais cirurgias realizadas pelas coreanas. 1- Contorno facial: linha da mandíbula; 2- Lipoaspiração das pernas; 3- Contorno facial; 4- Pálpebra dupla.

Fazer os olhos ficarem maiores e mais redondos é uma operação tão comum na Coreia que a maioria das mulheres nas ruas de Seul parecem ter uma pálpebra dupla, embora apenas um em cada cinco coreanos nasçam com uma, além disso, essa cirurgia é tão comum, que os coreanos nem a consideram como uma cirurgia. Muitos pais prometem a sua filha como presente caso ela passe no vestibular.

Até recentemente, cirurgia plástica, era algo para manter em silêncio, mas agora já não é mais. É comum encontrar vídeos ou fotos na

Cirurgia para criação de pálpebra dupla.

internet de antes e depois de pessoas que realizaram plásticas. Em uma pesquisa, foi revelado que uma em cada cinco mulheres de Seul entre as idades de 19 e 49 anos disseram que tinham sido submetidos à cirurgia plástica. Sem contar que no ano de 2011, segundo dados levantados pela prefeitura de Seul 31,5% dos residentes  com 15 anos ou mais estavam dispostos a se submeter a cirurgia para melhorar a sua aparência. Em 2007 esse percentual era de 21,5%. O número de médicos treinados como cirurgiões plásticos quase dobrou na última década. Hoje mais de 4.000 clínicas oferecem cirurgias estéticas.

Os médicos dizem que seus pacientes principais são mulheres jovens que entram na “idade para casar” e no mercado de trabalho. “Como fica difícil de encontrar emprego, elas passaram a acreditar que devem ficar bonitas para conseguir sobreviver”, disse Choi Set Byol socióloga da Ewha Woman’s University. “Muitas mulheres recorrem às cirurgias porque não encontram emprego e acham que melhorar seu aspecto físico poderá ajudar sua entrada no mercado de trabalho”, afirma Park Hyun-Cheol, que é cirurgião plástico.

Mas nem todos os coreanos são a favor da plástica ou acham normal esse crescente número. Segundo um cirurgião plástico, “Uma consequência desse “boom” é que as mulheres jovens estão cada vez mais parecidas, elas vêm com fotos de atrizes cuja face querem copiar”. O diretor de cinema Im Kwon-taek, também não é a favor desse boom, ele diz que se tornou praticamente impossível encontrar uma atriz que ainda tem um rosto tradicional coreano. “Elas todas fizeram a cirurgia para ter suas pálpebras duplas”, disse ele: “Que tipo de olho é esse?”.

Mulher coreana após passar por sucessivas cirurgias plásticas.

Até mesmo o governo vem tomando medidas, o Ministério da Educação Coreano, emitiu um folheto de alerta aos estudantes do ensino médio sobre a “síndrome da cirurgia plástica”, citando Michael Jackson e uma mulher local, cujo vício em cirurgia plástica deixou-a com um rosto totalmente deformado.

Mas é tão difícil conseguir resistir às propagandas espalhadas pelas ruas de Seul e até mesmo em anúncios pela internet. Em um programa de uma emissora coreana foi filmado secretamente um funcionário de um hospital tentando vender cirurgia plástica as mulheres: “Você quer se casar?”, Perguntou ele. “Então você tem que fazer isso, você tem que assumir o risco.”

A fama das clínicas coreanas de cirurgias plásticas cresceu tanto, que até mesmo brasileiras estão indo para a Coreia fazer cirurgia plástica, durante as pesquisas para realizar essa matéria, encontrei comentários como esse “Eu e umas clientes estamos querendo ir no mês 5 para Coreia para fazermos plásticas”. E não para por aí, como o Brasil também é famoso por seus excelentes cirurgiões plásticos, alguns médicos coreanos vieram estudar no Brasil e adquirir experiência, para depois voltar a seu país. E por isso algumas clínicas tem o nome em português, como a “Bonita Plastic Surgery & Aesthetic Clinic” e a “Pitangui Aesthetic Plastic Surgery Clinic“.

Propaganda de uma clínica de cirurgia plástica em uma estação de metrô de Seul
Propagandas de cirurgias plásticas espalhadas em um site coreano.

 

Vídeos:

O grande número de clínicas de cirurgia plástica em Apgujeong, Seul.

 

Programa coreano mostrando o antes e o depois da cirurgia plástica.

 

Filmes e seriados que tratam sobre o tema :

 

Time’, o Amor Contra a Passagem do Tempo

Resenha: Seh-Hee (Park Ji-Yeon) e Ji-Woo (Ha Jung-Woo) são namorados de longa data. Eles estão apaixonados, mas Seh-Hee tem uma crise de ciúmes quando seu namorado se sente atraído por outra mulher. Ela está convencida de que Ji-Woo perderá o interesse no relacionamento à medida que o tempo for passando. Para prevenir o rompimento, Seh-Hee decide passar secretamente por uma cirurgia plástica, de modo que ela se torne uma “nova mulher” para o namorado. Certo dia ela desaparece do mapa, deixando Ji-Woo magoado. Com o tempo, porém, ele vai se esquecendo de Seh-Hee e termina por se apaixonar por uma mulher misteriosa, que guarda um segredo que mudará suas vidas. (Autor Kim Ki Duk)

Créditos: Adorocinema

Minha opinião: Assisti esse filme há um certo tempo e gostei muito, é um filme com enredo dramático, mas bem interessante e mostra um pouco sobre a busca pela beleza na Coreia.

 Before and After: Plastic Surgery Clinic


Han Geon Soo é um jovem cirurgião plástico que está tentando manter uma clínica de cirurgia plástica bem sucedida financeiramente e livre de alguns “corvos” que tentam “tomar” sua clínica. Para lucrar o máximo possível, ele estimula os pacientes a se submeterem a diversos procedimentos, mesmo quando clararamente não necessários, entrega folhetos na rua, paga por comerciais etc. Como sócio, a clínica dele tem um outro jovem cirurgião: Choi Yong. Choi estudou na Alemanha, logo adquiriu uma visão diferente da medicina/cirurgia plástica, e tem diversos conflitos com Han. Choi volta da Alemanha com  visão da cirurgia plástica pouco voltada a problemas meramente estéticos, e mais voltada a chamada cirurgia plástica reconstrutora – o que também não também não deixa de ser estética, mas vocês entenderam. Enquanto Han tem uma visão menos mercantilista da medicina, Choi não o compreende por indicar cirurgias plásticas apenas em casos necessários. A série lida muito com isto: a visão diferente que ambos têm da cirurgia plástica. Um por ter estudado na Alemanha, outro por ter estudado na Coreia do Sul.

Créditos: blog easttowestskincare

 

Para saber mais sobre padrões de beleza e cirurgia plástica na Coreia, acessem:

  • FWI – Coreia do Sul e seu padrão de beleza (Veja a partir de 3:00 min.) – AQUI
  • Documentário que fala sobre a vontade das coreanas em ter “sang-kuh-pul(쌍꺼풀)” – Pálpebra dupla – AQUI
  • Tumblr com vários fotos de antes e depois das cirurgias plásticas coreanasAQUI

 

Fontes: dailymail.co.uk; koreabang.com; nydailynews.com; bomdiaseul.com.

Um comentário sobre “Cirurgia plástica na Coreia do Sul

  1. Já que o Brasil tem os melhores cirurgiões plásticos, então, quem seriam eles? E quais são as clínicas de cirurgia plástica mais popular, reconhecida e confiável da Coréia do Sul?

    Beijo, adorei as informações!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s